25 de Outubro de 2018, 09:23
  -  Entretenimento - Sem Cidade
Brasil tem recorde de séries originais nos maiores serviços de streaming em 2018

Acompanhando uma movimentação global, o Brasil vai terminar 2018 com número recorde de séries originais produzidas exclusivamente para grandes serviços de streaming que atuam no País, que pode ser de pelo menos sete. Até então, a única série feita para plataformas ‘on demand’ havia sido o sci-fi 3%, da Netflix, em 2016.

 

Este ano, além da segunda temporada da série citada, estrearam na Netflix as produções O Mecanismo e Samantha!. Super Drags, animação adulta com narração de Pabllo Vittar, estreia no próximo dia 9. O catálogo da Netflix terá ainda, até o final do ano, a série documental Vai Anitta, que conta com coprodução brasileira, para mostrar a vida da cantora pop carioca em sua carreira internacional.

 

Outras duas séries originais e exclusivas foram lançadas pelo Globoplay, serviço de streaming da Rede Globo: a comédia Além da Ilha e o drama Assédio, que chegou a ter o primeiro episódio exibido na TV, com o restante da temporada disponível apenas para os assinantes da plataforma.

 

A projeção para 2019 é de ainda mais crescimento, já que só a Netflix, por exemplo, vai atingir o número de 10 séries originais brasileiras. Entre as próximas estreias estão Coisa Mais Linda, drama ambientado no ápice da Bossa Nova, nos anos 1960, e o suspense O Escolhido, baseado na série mexicana Niño Santo e que é ambientado num vilarejo remoto do Pantanal, onde uma equipe de médicos luta contra a resistência da população local, que acredita no poder de cura de um líder religioso.

 

Estão prometidos ainda os títulos inéditos Spectros, Sintonia, Ninguém Está Olhando, Cidades Invisíveis e A Facção. Segundo o vice-presidente de conteúdo original internacional da Netflix, Erik Barmack, a expectativa é que, em 2019, entrem, ao todo, seis ou sete séries originais. A intenção é subir, posteriormente, ainda mais este número. “Nosso plano é fazer 10 séries por ano no Brasil e de vários gêneros, sci-fi, thrillers, comédias.”

 

O investimento da Netflix é a longo prazo, por isso nem todas as séries já anunciadas vão estrear no ano que vem. “Para chegarmos onde queremos estar, temos que investir e desenvolver séries que demoram para serem produzidas, às vezes por 20 meses e até anos”, explica o executivo. “Temos um time em São Paulo focado em buscar as novas séries, já temos algumas que ainda não anunciamos e vamos continuar desenvolvendo mais materiais.” De acordo com Erik, entre as próximas produções que a Netflix deve buscar no País estão séries sobre zumbis e sobre a comunidade de corridas automobilísticas.

 

Para ele, o maior desafio do Brasil é o público mais velho e que está fora do eixo Rio-São Paulo. “Temos que pensar numa programação que nos ajude a crescer em outras partes do Brasil. O desafio é como nos tornar mais sofisticados para um País tão diverso.” A série inédita O Escolhido, por exemplo, foi gravada no Tocantins.

 

Concorrência. Este ano, o Globoplay entrou no mercado de distribuição de séries brasileiras exclusivas para o streaming. Para Barmack, é algo positivo. “É uma ótima época para ser consumidor e produtor de conteúdo no Brasil”, afirma o executivo, que não se preocupa com a competição. “Nosso destino está em nossas mãos e o mercado é diferente dos EUA, que tem Disney, Hulu e Amazon competindo pelas horas de entretenimento das pessoas.”

 

Além do lançamento das duas séries originais brasileiras, Além da Ilha e Assédio, o Globoplay tem trabalhado também com a distribuição de produções estrangeiras com exclusividade no País, é o caso de Killing Eve, estrelada por Sandra Oh (Grey’s Anatomy), e The Good Doctor, cujos dois primeiros episódios chegaram a ser exibidos pela TV Globo como filme.

 

Procurado, o Globoplay não respondeu a questionamentos da reportagem sobre o investimento em produção original para o streaming no Brasil.

 

Antes das séries originais e exclusivas, porém, a Rede Globo já vinha investindo, desde 2016, no streaming, mas com uma estratégia diferente. Séries como Carcereiros e Supermax estrearam antes na plataforma ‘on demand’, para só depois seguirem para a TV aberta.

 

Somando as produções da Globo, séries estrangeiras e filmes nacionais e internacionais, o serviço de streaming Globoplay espera ter, até o final de 2018, 100 novas produções no catálogo.

 

Com uma estratégia parecida com a inicial adotada pela Globo está o canal pago FOX. Apesar de não produzir conteúdo especificamente para o streaming, o canal tem liberado todos os episódios de suas séries brasileiras originais, como Impuros e 1 Contra Todos, em sua plataforma, o FOX App, já no dia da estreia do primeiro capítulo na TV. O streaming do canal pode ser acessado por assinantes de TV paga ou por quem quiser pagar uma assinatura avulsa pelo serviço.

 

“São produtos equivalentes. A nossa ideia foi seguir uma tendência de demanda do consumidor”, explica Michel Piestun, general manager da FOX no Brasil. Para ele, a diferença entre os consumidores da TV e do streaming não gera uma competição interna. “Queremos atingir mais pessoas.”

 

O serviço da FOX oferece ainda programação dos canais esportivos e a possibilidade de recuperar a programação da TV das últimas 24 horas.

 

Apesar de não divulgar dados de streaming, Piestun afirma que a quantidade de tempo que os usuários passaram no FOX App subiu 30% em setembro, comparado com o mesmo período do ano passado.

 

O País conta ainda com dois outros grandes serviços de streaming, a HBO GO e a Amazon Prime Video. Procurado, o canal pago HBO informou, por nota, que “atualmente gera conteúdos que são distribuídos nos canais do pacote HBO/MAX e na HBO GO”. Questionada sobre rumores de que produziria séries originais no Brasil, a Amazon Prime respondeu, também por nota, que “não comenta rumores ou especulações sobre planos futuros”. (Fonte: Mais Goiás)

BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO