Vice-Presidente da Câmara de Jaraguá Dr. Breno Leite visita unidades do PSF e vistoria obras inacabadas dos postos do programa de saúde da Família do município. - Jornal Fala Mais

Vice-Presidente da Câmara de Jaraguá Dr. Breno Leite visita unidades do PSF e vistoria obras inacabadas dos postos do programa de saúde da Família do município.

O vereador Breno Leite, presidente da comissão de Saúde da Câmara de Jaraguá visitou esta semana algumas unidades do PSF do município com objetivo de fazer uma análise do atendimento aos usuários do Programa de Saúde da Família, da estrutura física das unidades e da qualidade dos serviços prestados.

 

            Em pronunciamento no plenário da Câmara na sessão ordinária da noite de terça-feira dia 10 de Outubro, o vereador fez um balanço de que a estrutura predial onde funciona a maioria dos postos está carecendo urgente de ampla reforma, uma vez que não receberam sequer uma pintura nos últimos cinco anos: “Infiltrações, mofos, rachaduras e outras deformidades dos rebocos dos prédios são uma constante na maioria das unidades”, afirmou Dr. Breno, vice-presidente da Câmara.   

 

            As instalações precárias de algumas unidades poderão ser resolvidas com a finalização de obras que se encontram paralisadas como as dos Postos de Saúde da Vila Brasilinha, da Vila Colombo, e do Setor Primavera, além da obra do Posto de Saúde do Dhema da Mata, que ainda não possui uma equipe de PSF própria para o setor com 499 famílias. Segundo o Vereador “estas obras abandonadas tem servido de mocó de consumo de drogas, principalmente a obra da Brasilinha abaixo do bar do Flogoió e do setor Primavera na Praça da Sucupira”.

 

            Dr. Breno espera que com a transferência da gestão do Hospital Municipal para o Estado, os recursos que deixarão de ser gastos no hospital, “uma economia de aproximadamente seiscentos mil por mês”, poderão ser usados para a conclusão destas obras e reforma das unidades que tem “um atendimento bem avaliado pela grande maioria dos usuários, mesmo com a depreciação da estrutura predial”, além da necessidade urgente da aquisição de mobiliário novo, pois algumas unidades como o PSF do coreto, a sala de enfermagem a cadeira de paciente não tem encosto, como exemplo.

 

            Outra questão levantada pelo vereador, no que diz respeito à saúde bucal, foi sobre o funcionamento do centro de especialidades odontológicas acima da feira de Sexta, que a população cobra o porquê de estar fechado.

 

Segundo Priscila de Castro, coordenadora da Secretaria de Saúde do Município, respondendo ao vereador, o “Centro de Saúde Bucal está funcionando no Cesário da Mata atendendo as áreas descobertas ofertando assistência odontológica geral a população do Dhema da Mata, Primavera III entre outros bairros” e em relação ao centro de especialidade odontológica Priscila Disse que “nunca houve o funcionamento adequado do mesmo e que a gestão anterior deveria ter devolvido a verba por não ter colocado o C.E.O. para funcionar”. Priscila afirmou ainda que um projeto para poder ofertar a população especialidades odontológicas, com varias adequações e equipamentos encontra-e em fase de estudo e que deverão ser licitados em breve. Em relação às obras inacabadas, Priscila afirmou ao vereador Breno que as mesmas foram abandonadas pela empresa vencedora da licitação e a vigência do contrato expirou, e que portanto a gestão municipal de Saúde com a Secretária Rúbia, estaria realizando um levantamento técnico e dos dados para realizarmos a licitação e assim retomar as obras.”

 

Dr. Breno finalizou sua fala parabenizando todos os profissionais do PSF de Jaraguá que se dedicam a profissão e a comunidade como também a secretaria Rúbia pelos esforços de melhorias na Saúde do município e pela nova sede do PSF do Setor Ana Edite que a partir do próximo mês estará funcionando numa nova estrutura para atendimento com adaptação de uma casa já concluída em frente a escola Ana Edite e a do PSF do Coreto que terá muito em Breve uma nova estrutura na casa ao lado de onde funciona hoje.   

 

Links relacionados

10/10/2017 às 20:07

+ Lidas